Acólitos

O grupo Acólito da Paróquia do Carmo foi fundado a 03 de Junho de 1985 por Dom Filomeno Vieira Dias. Nossos Acólitos são membros efectivos da nossa Paróquia do Carmo e têm como missão auxiliar o sacerdote nas acções litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. Eles são também responsáveis em cuidar do altar e, caso adquirirem a função de ministro extraordinário da Eucaristia, exercem também a função de distribuir a sagrada Comunhão.

O grupo reúne todos os segundos e quartos domingos de cada mês das 12:30 horas às 14:00 horas. Ensaia todos os sábados das 14:00 horas às 15:00 horas. O período de ensaio, por vezes é alargado em momentos de preparação de eventos principais, tais como a festa da padroeira.  O grupo realiza também formações ligadas a promoção do carácter cívico, religioso e espiritual dos seus membros.

O grupo é composto com aproximadamente 35 acólitos. Tem uma direcção que funciona sob um mandato de dois anos, e que pode ser renovado no caso de houver ausência de membros capacitados para assumirem a direcção do grupo. A eleição da direcção do grupo acontece em mês de Novembro de cada ciclo de mandato. Compõem a direcção do grupo o Coordenador, Vice-Coordenador, Secretário, Vice-secretário, Tesoureiro e Vice-tesoureiro. O mesmo conta como principal assistente espiritual o Pároco que na sua ausência ou ocupações delega outro assistente espiritual.

A composição do grupo é representada em 3 escalões, sendo:

  • Meninos de coro dos 6 aos 11 anos
  • Acólitos juniores dos 12 aos 17 anos
  • Acólitos seniores dos 18 aos 26-27 anos

Em 2012 o grupo passou a enquadrar no seu seio as Acólitas e a fazer actividades solidárias.

Incentive seus filhos a esta missão pois como todas as outras de realce na vida crista, ser acólito significa estar ao serviço do altar e do próximo, servir aos pés da cruz. Ser acólito é contemplar o Cristo ressuscitado com os olhos da fé e viver alegremente o Evangelho.