Frei Estevão cessa suas funções de Pároco da Igreja do Carmo

13 Dezembro 2014

Na missa solene do Domingo de 7 de Dezembro, Frei Estevão comunicou aos presents de que está de partida para novos desafios, e por este motivo cessar as suas funções de Pároco da Igreja do Carmo a partir da semana de 14 de Dezembro. O Frei prometeu aos presents de que iria redigir a uma mensagem de despedida a comunidade de Carmo, e fê-lo. A seguir o teor da sua mensagem:

Estimados fiéis do Carmo!

Há oito anos que caminho convosco, tendo passado os dois primeiros anos como Vigário paroquial e os últimos seis (2008-2014) como Pároco. Portanto, estamos juntos há muito tempo. Na qualidade de filho desta Paróquia, recebi aqui a vocação à vida religiosa, e mais tarde como Pároco procurei, com a vossa colaboração, empenhar-me ao máximo, dando o melhor de mim na pregação do Evangelho, na santificação dos fiéis e no governo pastoral desta comunidade. Estou no fim da minha missão, como Pároco, e devo deixar-vos nos próximos dias para continuar os meus estudos. Assim, estas palavras de despedida são também de agradecimentos pela amizade que construímos e consolidamos ao longo de 8 anos de caminho. Agradeço a Deus que me deu vida e saúde; agradeço aos frades dominicanos que me confiaram esta responsabilidade e me ajudaram na programação pastoral anual, na celebração da Eucaristia e na assistência espiritual à comunidade. Outrossim, recordo, com pesar, o nosso saudoso Dom Damião Franklim que nos visitou, pela última vez, em Julho de 2013. De igual modo, inclino-me perante a memória dos manos que, tendo sido parte da equipa missionária do Carmo, partiram para a Casa do Pai Celeste: frei Norberto Baptista, frei João Domingos e frei José João. Agradeço do fundo do coração às Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena que trabalharam no Carmo durante muitos anos. Agradeço, igualmente, às Irmãs de São José de Cluny que, connosco, trabalham na organização da Sacristia e nos serviços do Altar; a todos os fiéis, amigos, benfeitores, grupos e movimentos desta Comunidade Paroquial. Juntos celebramos, alguns diariamente, a presença constante de Deus nas nossas vidas. Foram anos preenchidos de vida; vida simples e humilde, mas dedicada e generosa de fiéis verdadeiramente apaixonados por Cristo e pela Igreja. Recordo-vos algumas das várias recomendações de Jesus sobre a perseverança na fé: «Como Meu Pai me amou, eu também vos amei. Permanecei no meu Amor (Jo 15,9-11)….Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas (Lc 21,19).

Para terminar sugiro-vos os concelhos de Bem-Sirac: «Se quiseres servir o Senhor, prepara a tua alma para a provação. Procure ter um coração recto e constante e não te perturbes no tempo da adversidade. Una-te ao Senhor e não te afastes d’Ele» (Sir 2,1-13). A todos agradeço pelo carinho, pela colaboração e pelas orações. Deus, Todo-Poderoso no Amor, saberá gratificar-vos pela vossa generosidade. Continuemos unidos.

Que Nossa Senhora do Carmo continue a interceder por todos vós e abençoe a missão do futuro Pároco. Antecipadamente, Feliz Natal e Prospero 2015. Deus nos Ama!

Luanda, 14 de Dezembro de 2014.

Frei António Estêvão,OP

A Comissão da Pastoral da Família agradece a liderança e todo apoio prestado pelo Frei Estevão durantea vigencia do seu mandato. Com o Frei a Comissão conseguiu alcançar exitos sobre os projectos e programas por ele aprovados. Que Deus continue a iluminar os seus passos e que sua próxima missão  seje coroada de exitos e imensos sucessos.

A Comissão da Família.

Partilhar